Selos de qualidade são fundamentais na saúde. É preciso que órgãos independentes possam certificar por padrões consagrados mundialmente, a evolução que a Medicina apresenta, com critérios rigorosos.
Na Medicina Reprodutiva um dos mais importantes é o selo da RedLara e o Laboratório FertLiv acaba de confirmar a qualificação máxima, Selo Ouro.
Enviamos a RedLara, todos os tratamentos realizados no laboratório, distribuídos em categorias de complexidade.
É necessário, relatar caso a caso, individualmente, desde, as características da paciente, com relação a idade, problema de infertilidade do casal, qual medicamento utilizado na indução da ovulação, além da procedência das amostras (banco de gametas, uso da própria amostra).
A partir dos dados de número de óvulos, taxa de fertilização, número de embriões formados, taxa de gravidez e nascidos vivos, a REDLARA, juntamente com os órgãos competentes, avaliam a qualidade do serviço. É necessário enviar dados inclusive de cada gestação, contribuindo para a seriedade de análise e monitoramento dos nascidos vivos, através da utilização de técnicas de reprodução assistida.
A acreditação foi realizada mediante uma visita de acreditadores, selecionados pela Comissão Diretora a partir de uma lista apresentada pelo Comitê de Acreditação. Estes acreditadores foram escolhidos dentre os membros de outros centros acreditados, com comprovada formação e uma experiência de no mínimo cinco anos de trabalho em um centro acreditado e que de preferência, tenham completado o Curso para Treinamento de Acreditadores oferecido pela REDLARA. Eventual e alternativamente, a Comissão Diretora poderá eleger acreditadores entre pessoas alheias à REDLARA, porém de reconhecida experiência na especialidade ou tema específico.
REQUERIMENTOS PARA A ACREDITAÇÃO DOS CENTROS:
- Pessoal: experiência e responsabilidades;
- Instalações médicas;
- Laboratório de Embriologia;
- Laboratório de Andrologia;
- Resultados.
De acordo com Dr. Antônio Miziara Neto – CRM MS 4722, responsável técnico do FertLiv “é uma grande honra em apenas 1 ano após começarmos as atividades do laboratório já sermos acreditados e recebermos o Selo Ouro, que é a qualificação máxima da RedLara”.