O congelamento de sêmen é uma técnica simples e segura que tem a finalidade principal, preservar a fertilidade masculina. Não existem restrições de quem pode realizar esse procedimento, que é indicado para homens que irão se submeter a algum tipo de tratamento que possam atingir as células reprodutoras, que desejam fazer vasectomia, mas não querem perder a possibilidade de serem pais e também para homens que são expostos a algum tipo de procedimento químico, radioativo ou tóxico frequentemente.
A realização deste procedimento consiste em um passo a passo que precisa ser realizado de forma correta e assertiva.
1° Etapa – A coleta do sêmen é feita através da masturbação, de preferência 2 a 3 dias sem ter relações sexuais.
2° Etapa – Após o sêmen ser coletado, são realizadas algumas análises para ter certeza da condição do mesmo, avaliando a qualidade e se será apropriado congelar.
3° Etapa – Após a análise dos espermatozoides, é feito o processo de congelamento em nitrogênio líquido até a temperatura de -196°. Quanto mais rápido for o processo de congelamento, maior é a taxa de sobrevivência dos espermatozoides, gerando assim uma melhor qualidade do sêmen.
4° Etapa – Depois que o sêmen foi congelado por completo, inicia a parte de conservação e armazenamento do mesmo em tanques de nitrogênio líquido por tempo indeterminado, até o paciente decidir descongelar e usar para procedimentos de fertilidade.
Para obter resultados melhores e mais precisos, é recomendado que sejam congelados, no mínimo, três ejaculações. Os intervalos de tempo são definidos a partir da avaliação médica e qualidade do sêmen.
Quando o sêmen for descongelado, ele poderá ser usado para tratamentos de inseminação artificial ou fertilização in vitro.